Espalhando cuidado de dentro para fora
Para a cocriação dos pilares de cultura e marca foi preciso entender profundamente a organização. Realizamos uma imersão em sua história, contexto atual e perspectivas de futuro. Conduzimos workshops, entrevistas, grupos focais com colaboradores/stakeholders, e pesquisas para compreender melhor a realidade do cliente.
Como orienta um dos princípios de construção de uma Cult Brand (“tenha um propósito”), pensamos juntos no propósito da farmacêutica, introduzido por um manifesto: “Fazer com amor para viver melhor.” O desenvolvimento conjunto da estratégia de cultura também envolveu a definição de valores, comportamentos e competências desejadas para os integrantes da organização.
O amor por prover bem-estar e cuidado, tão visível nas interações com a organização, serviu como fio condutor no desenvolvimento de todos os elementos estratégicos e de identidade.
Um nome que se conecta com as pessoas
Além da concepção de seu posicionamento, atributos e da visão de negócios, provocamos reflexões sobre o nome da marca. Em um primeiro momento, percebemos que parte dos públicos com quem a marca se relacionava pronunciava o “Kley” de forma inconsistente (ora [ˈklaj], ora [ˈklaj]).
Ao mesmo tempo, algumas pessoas também preferiam chamar a farmacêutica somente de “Hertz”, uma anglicização de “Herz”, palavra da língua alemã que significa “coração”. Desta forma, nasce a ideia de simplificação do nome da marca, que além de facilitar sua pronúncia, humaniza a partir de um termo que carrega sua essência.
Uma marca feita com o coração
A identidade e seus desdobramentos ganharam vida seguindo a mesma fonte de inspiração do amor pela promoção de cuidado e bem-estar. O significado do nome foi o ponto de partida para o logo, inspirado no coração que já fazia parte da história da marca, mas que agora se abre para acolher ainda mais e cuidar das pessoas.
O símbolo ganhou protagonismo em toda a identidade sendo utilizado tanto como grafismo ou máscara, “abraçando” as imagens que transmitem acolhimento e cuidado. Para a tipografia, foi escolhida uma família tipográfica desenhada por uma fundição brasileira reforçando a brasilidade de uma marca que está presente na casa de milhões de brasileiros.
Para a identidade verbal, criamos um tom que fala com o coração, trazendo um olhar sempre positivo para tratar mesmo dos temas mais delicados, e que transmite a credibilidade de uma marca que construiu uma história de excelência.
Nossa cultura pulsa amor
Uma vez definida a estratégia cultural, trabalhamos em um plano de disseminação, chamado “Programa Pulsar”, com a sugestão de ações e instruções para sua implementação. O mesmo plano envolveu orientações para a ativação da nova marca.
Com o plano entregue, continuamos nossa parceria em sessões de suporte ao time responsável por dar tração à virada da marca.