A palestra "Meet Me at the Crossroad", parte da série "Hidden in Plain View: Meanings in American Music" ministrada pelo renomado jazzista Wynton Marsalis na Universidade de Harvard, traz no terceiro artigo a temática da diversidade. Marsalis interconectou diversos estilos musicais da cena americana, como o blues, música folclórica, gospel, música popular, caipira, bluegrass, country western e jazz, destacando as semelhanças e diferenças entre eles e revelando como se complementam.
Com a música como pano de fundo, o jazzista conseguiu transportar seus ouvintes para universos distintos. Essa experiência possibilitou reflexões sobre como as diferenças podem ser convergentes, assim como no mundo corporativo, onde a diversidade também desempenha um papel vital. Independentemente de gênero, idade, raça, classe social e outras categorias, os seres humanos demonstraram capacidade de coexistir e harmonizar-se inclusive no ambiente organizacional.
A habilidade de conviver com a diversidade e agregar a partir dela transforma o mundo corporativo. Podemos fazer uma reflexão sobre como essa diversidade nas empresas promove uma habilidade individual e coletiva, capaz de acolher o respeito mútuo e receber de contribuições diversas.