Entendendo a marca e o mercado
Dando início ao projeto, era necessário mergulhar no universo de IZA e, assim, revelar o propósito da marca. Para isso, entrevistamos líderes e colaboradores, analisamos materiais internos e realizamos uma extensa pesquisa sobre seus concorrentes e eventuais benchmarks que poderiam servir de inspiração para sua nova identidade.
Em meio a nossa imersão, foi possível observar como os demais players do mercado de seguros possuem modelos ultrapassados, com ofertas pouco flexíveis. Enquanto isso, cada vez mais brasileiros precisam de proteção e segurança para se manter e seguir em frente em caso de um eventual contratempo.
Um propósito que mobiliza as pessoas
Entendemos que mais do que vender seguros, IZA nasceu de uma causa: proteger o brasileiro que só depende dele, porque “Toda vida merece respeito”. A partir deste propósito, e de valores que inspiram de dentro para fora, toda a estratégia foi desenvolvida para colocar de pé uma marca que é mais valiosa pelo que representa do que pelo produto que entrega.
Com 3 pilares da cultura muito bem definidos – agilidade é com a gente, a gente se vira pra realizar, abraçamos todo mundo – criamos as bases de uma marca que desafia o estabelecido em um segmento reconhecido por excesso de burocracia e pouca empatia com as pessoas.
Uma IZA pra cada um, porque toda vida é única
Para a identidade visual, escolhemos uma paleta de cores que transmitisse a percepção de uma marca aconchegante e feminina, sem ser clichê. Afinal ela é tão humana e acolhedora que tem até nome de gente.
Para o logo, desenvolvemos quatro versões com leves mudanças na tipografia, ou seja, criamos a IZA de cada um, porque cada vida é de um jeito. Já que a marca é uma insurtech, com atuação sobretudo no digital, recomendamos a criação de ilustrações para oferecer uma experiência amigável e possibilitar um entendimento claro do serviço.
Um pacote de ilustrações exclusivas foi desenvolvido em parceria com o ilustrador Leo Natsume com a direção da iN representando a diversidade dos trabalhadores brasileiros.
Mais do que seguros, uma marca que defende uma causa.
A voz da mudança
Por fim, criamos um tom de voz que permitisse à marca se conectar de forma genuína com as pessoas. Elaboramos três pilares principais que servem de referência para todas as interações: acolhedora, verdadeira e adaptável.
Cada um deles possui instruções claras de aplicação, como por exemplo “chamar as pessoas pelo nome, ter clareza nas informações, utilizar expressões populares e mensagens otimistas”, além de pontos de cuidado, como: “nada de textos ou parágrafos longos que desmotivem a leitura e dificultem o entendimento da mensagem.”