O espírito do SXSW (South by Southwest) compreende um mundo cada vez mais complexo, com a promoção de experiências reflexivas, a valorização da diversidade e o compartilhamento de conhecimentos diversos. Este evento, que ocorre anualmente em Austin, se destaca como um dos principais impulsionadores da inovação contemporânea.
Esta foi a minha segunda participação no SXSW, onde eu buscava não apenas absorver conteúdo inspirador, mas também enriquecer as estratégias culturais que desenvolvemos com nossos clientes. Além da riqueza do conteúdo, é notável a energia emanada por milhares de indivíduos motivados a mudanças positivas no mundo, destacando o papel vital de empreendedores, líderes e gestores.
Uma palestra ganhou minha atenção: accountability. Enquanto o termo é traduzido como responsabilidade, seu significado aborda nuances como prestação de contas, controle, comprometimento, transparência e proatividade. Em essência, accountability é a obrigação de assumir a responsabilidade por nossas próprias ações. No contexto do SXSW, Rheet Power, um renomado especialista em Cultura de Accountability, teve sua visão sobre como essa noção está sendo integrada em diversas organizações, como o Banco Mundial e McDonald's.
A discussão sobre accountability surge em um momento em que mais de 90% dos trabalhadores nos Estados Unidos não percebem que suas empresas e líderes incorporam essa noção em sua cultura. As consequências dessa percepção são claras: objetivos empresariais e individuais nebulosos, falta de propósito compartilhado, fragmentação cultural e desconexão entre funcionários e indicadores-chave de desempenho. Esse cenário gera baixo engajamento, produtividade insuficiente e escassez de inovação. Em um contexto no qual os indivíduos não se sentiram responsáveis, as equipes não podem prosperar, originaram-se em grupos fragmentados que carecem de cooperação.