Cases de sucesso e apresentações de estratégia têm um problema: muitas vezes elas mostram histórias tão perfeitas e soluções tão eficientes que, hum… fica aquela sensação incômoda de que alguém esqueceu de contar alguma coisa e tudo parece ter acontecido em um mundo de fantasia. Por isso mesmo é refrescante sentir um sopro gelado de realidade no primeiro dia do The Gathering 2024, um evento que acontece há onze anos nas montanhas de Banff, no Canadá.
O The Gathering é uma imersão no mundo das marcas, não somente sob o aspecto do branding ou da publicidade, mas também da cultura corporativa, do propósito e da conexão com seus públicos. Este ano, os palestrantes incluem brand leaders de empresas tão diferentes como Levi’s, Call of Duty, Barbie, McDonald’s, NFL, Coca Cola, Diageo, Pfizer e Paramount, ao lado de startups, fintechs e ONGs.
O ambiente do evento é criado para que os participantes possam compartilhar seus aprendizados e suas angústias, e endereçar as questões reais. Nesse primeiro dia, uma das apresentações que mais me chamaram a atenção foi a de Nic Beique, fundador e CEO da Helcim, uma empresa de pagamentos que atua nos EUA e Canadá.