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Ano

  • 2023

Barbie é cult!

De repente, rosa. Cidades e as vitrines de todos os tipos - de roupas a sorveteria – foram embaladas com muito brilho e muito rosa. Não faltou nem mesmo cheeseburguer com molho rosa e bacon crocante. Até o Google entrou na onda da boneca mais amada e desejada do mundo (digite Barbie para ver a mágica).

O filme “Barbie”, dirigido por Greta Gerwig e que estreou em 20 de julho nos cinemas, foi a maior estreia do ano nos Estados Unidos e Canadá, segundo a Warner Bros e ultrapassou a marca dos US$ 155 milhões (quase R$ 740 milhões). No Brasil, o faturamento chegou a R$ 23 milhões, com sessões lotadas.

Lançada pela Mattel, empresa do sul da California, em 1959, Barbie é abreviação de Barbara Millicent Roberts, filha de sua criadora, a designer Ruth Handler. A boneca conquistou o coração de crianças, adultos e colecionadores em todo o mundo.

A identidade icônica da Barbie conquistou o posto de cult brand devido a sua notável popularidade e influência cultural, representando a imaginação, a moda e a diversidade ao longo de várias gerações.

Seus fãs possuem uma conexão emocional forte com o produto ou conceito que a marca representa, que vai além do uso funcional.

O status cult da Barbie se deve à várias razões:

  1. Ícone cultural: é reconhecida em todo o mundo, com presença imponente que se tornou símbolo associado instantaneamente à cultura popular, com toques de nostalgia e moda. É vendida em mais de 150 países.
  2. Longevidade e popularidade: com seus 64 anos, Barbie passou por várias mudanças e inovações, atravessou várias gerações e continuou sendo relevante, o que criou uma conexão emocional com seus consumidores, que cresceram brincando com a boneca e continuaram apreciando à medida que foram envelhecendo, além de ainda transmitem essa paixão a filhas e netas.
  3. Comunidade: carrega consigo milhares de fãs leais, pessoas apaixonadas e engajadas em torno da marca e que formam uma comunidade que compartilha um forte senso de identidade com a boneca. Seus fãs possuem uma conexão emocional forte com o produto ou conceito que a marca representa, que vai além do uso funcional do brinquedo e envolve valores, identidade e estilo de vida.
  4. Aparência e estilo: com o marcante estilo clássico de moda elegante e suas características estilizadas - com pernas longas e cintura fina - Barbie se fez amada e desejada. Afinal, “ela pode ser tudo o que quiser”.
  5. Papéis e profissões: a variedade de profissões, papéis e atividades que ela representa passa de 150 categorias – de piloto de avião a astronauta, de atleta olímpica a médica, tudo para inspirar crianças a explorarem diferentes carreiras e sonhos.
  6. Impacto cultural: promoveu uma ideia de empoderamento feminino, apesar das críticas pelas dimensões irreais e inatingíveis de seu corpo feminino. Não à toa a Mattel fez mudanças graduais e lançou linhas da boneca com uma variedade maior de formas, diferentes tons de pele, tamanhos corporais e tipos de cabelos, para representando maior diversidade e inclusão.
  7. Coleções temáticas: já lançou inúmeras edições especiais e coleções temáticas em parceria com marcas famosas de moda, como Mochino, Chanel e Dior, além de varejistas populares e coleções comemoradas em filmes e eventos históricos.
  8. Engajamento na mídia e transmídia: é uma marca multimídia presente em filmes, programas de TV, jogos eletrônicos e muito mais. Se tornou um case de transmídia, pois o brinquedo na animação em sua utópica Barbie Land despenca no mundo real, numa jornada de descoberta.

E você, assistiu Barbie nos cinemas?

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