Em busca de um caminho.

Diante de um momento de transformação cultural e de negócios, a Suzano procurou a iN para revelar seu propósito, que ajudaria a apontar futuros movimentos. Em uma empresa ligada à produção de algo tão essencial como a celulose, existia uma dificuldade em conectar seus colaboradores ao verdadeiro significado do negócio e trazer entendimento interno sobre o real impacto dos produtos no dia a dia das pessoas, para a sociedade e o meio ambiente.

Nasce um propósito.

Para dar um sentido relevante ao negócio e engajar os colaboradores, resgatamos os aspectos mais essenciais da Suzano. Ressignificamos um lema que sempre esteve presente na empresa desde sua origem. Mas precisava ser articulado, aplicado conscientemente e comunicado dentro de um universo semântico comum a todos para inspirar e orientar as pessoas no caminho de um crescimento sustentável. Ao longo do processo, realizamos um estudo profundo sobre a marca, sua cultura e os desafios que permeavam o negócio, entendendo os comportamentos e percepções dos colaboradores. Assim, revelamos o novo propósito que passou a ser comunicado de forma integrada e consistente.

 

Mais valor e engajamento.

Uma vez revelado o propósito, foi possível ressignificar o valor do trabalho realizado e conectar os colaboradores aos benefícios gerados a partir dele. Ao tornar claro o impacto que a celulose pode ter na vida das pessoas e como esse material pode ser transformado em bens de consumo, o engajamento interno das pessoas aumentou significativamente.

Um desafio gigante.

A fusão entre Suzano e Fibria, celebrada em 2018 e concluída em 2019, deu origem à maior empresa de inovação sustentável do mundo. Diante deste desafio, a nova empresa viu a necessidade de entender as percepções, expectativas e necessidades dos seus colaboradores, com o objetivo de manter todos motivados e amparados durante o processo de transição e suas consequentes incertezas.

Tirando um sonho
do papel.

Mergulhamos em um estudo profundo e qualitativo sobre a empresa, o momento de transformação vivido e seus colaboradores. A partir das descobertas e utilizando a metodologia iN de Change Management, desenhamos a estratégia de um programa de engajamento e acompanhamos toda sua implementação. Durante o processo de transição promovemos conversas, comunicações transparentes e ações engajadoras para tornar o momento mais leve, tranquilo e, assim, evitar impactos negativos no ambiente e nos resultados da Suzano.

Uma nova Suzano.

Com o desafio de integrar os colaboradores de ambas as empresas e reposicionar a marca como referência em inovação e sustentabilidade, a Suzano nos desafiou a redefinir sua identidade. Para marcar este novo momento, desenvolvemos uma identidade visual flexível, com um novo logo, grafismos, ilustrações, ícones, diretrizes fotográficas e família tipográfica, além de um novo tom de voz. A combinação de aspectos humanos e industriais permeou toda a identidade traduzindo o caráter forte e gentil que marca a história da empresa. Coordenamos o processo de virada da marca com todas as agências da Suzano, com o objetivo de garantir consistência.

Personalidade
de A a Z.

Nosso time de design optou por desenvolver uma família tipográfica exclusiva para a nova identidade de Suzano. Além de trazer mais propriedade ao universo visual da marca, a decisão foi tomada levando em conta também o alto custo para aquisição de uma tipografia de uso global e que seria utilizada por mais de 30 mil colaboradores. Em parceria com um estúdio, criamos a Suzano Sans, a tipografia institucional da marca. Ela foi pensada para ser legível, mas sem parecer impessoal ou fria. Seus traços combinam curvas orgânicas e delicadas com retas firmes e precisas, refletindo de forma sutil o espírito forte e gentil da marca.

Ilustrações

Uma série de ilustrações exclusivas foi criada para dar mais leveza à identidade. A composição dos desenhos trouxe uma grande diversidade de cores, pessoas e elementos para representar diferentes momentos, pessoas e culturas onde a marca está inserida.

Números e fatos significativos.

8000

colaboradores
participaram
da pesquisa online.

90%

de engajamento seis meses
após o lançamento
do propósito.

Rankings

Entrada no ranking Great Places to Work
e melhores empresas para iniciar
a carreira da publicação Você S/A.

“Após todas as experiências que tivemos, indico a iN por sua competência, comprometimento da equipe (muito qualificada) e excelente qualidade de suas entregas, sempre integrando imersões profundas, reflexões necessárias e planos de ação que funcionam na prática. Realizamos diagnósticos, pesquisas, planos de engajamento, planos de ação, programas de desenvolvimento, planos de comunicação e definição e implementação de propósito. Todos estes trabalhos foram desenvolvidos em contextos de alta complexidade, com equipes multidisciplinares e de forma colaborativa, envolvendo diversos stakeholders.”

Julia Fernandes
Diretora de pessoas Suzano

Tipografia

Parceria com Fabio Haag.

 

Ilustrações

Parceria com Estúdio Passeio.