Uma história a ser renovada.

Com 30 anos de atuação no mercado brasileiro, o Banco Fibra é uma instituição com tradição no atendimento de empresas de médio e grande porte, além de um amplo histórico de prestação de serviços para o agronegócio nacional. Após um período de reestruturação de seus negócios, o Banco sentiu a necessidade de rever seu posicionamento para se aproximar de maneira mais efetiva de seus clientes. O desafio era o de apontar atributos que de fato destacassem o Fibra de seus pares, uma vez que o setor como um todo se apresenta de forma muito semelhante, tanto do ponto de vista institucional, como na oferta de produtos e serviços.

Em busca do que
nos torna únicos.

Para o desenvolvimento do trabalho entrevistamos os principais executivos do Banco Fibra, além de uma série de entrevistas com os clientes da instituição. Uma imersão que revelou três aspectos que distinguem o Fibra de seus concorrentes e que deveriam ser comunicados de forma consistente. O primeiro diz respeito a um atendimento pessoal, conduzido por profissionais genuinamente preocupados com a resolução de problemas e com a transparência nas relações. Esta abordagem, que destaca o caráter humano do Banco, reforça como a instituição se ocupa em oferecer serviços que de fato atendam às necessidades das empresas. O segundo aspecto reforça a velocidade acima da média no atendimento oferecido. E o terceiro é o uso da tecnologia como um recurso para ampliar os aspectos de atendimento humanizado e ágil nas interações.

Um Banco renovado.

Entregamos um deck de posicionamento que reforça o real papel do banco no mercado. O Fibra passou a ser visto como um banco de atacado, que atende segmentos específicos e que possui diferenciais bem claros. Também entregamos uma nova identidade visual e diretrizes verbais. O novo logotipo reforçou os atributos, com destaque para uma letra F proprietária, que destaca a sintonia com o cliente e a velocidade no atendimento. O Banco manteve sua cor azul original, com a adição do salmão. Utilizada pontualmente, ela reforça os aspectos humanos da marca. Finalmente, criamos um estilo fotográfico que privilegia a interação olho a olho, com imagens que colocam pessoas em destaque, sempre em primeiro plano, de frente ao interlocutor.

“O processo foi tão bom quanto o resultado, porque a solução surgiu de dentro, com base nas nossas aspirações, na nossa gente e cultura. Com a conclusão do trabalho, iniciamos uma nova fase com ânimo renovado e muita motivação para buscarmos nossos objetivos!”

Arno Schwarz
Presidente do Fibra